Qual a diferença entre o registro de marca no INPI? Com o nome fantasia no CNPJ?
Aqui em nosso blog, você fica por dentro de notícias e dicas sobre nossos serviços, além de esclarecer algumas dúvidas também.

A diferença entre esses dois registros é que o registro de marca confere exclusividade sobre o uso da marca perante terceiros, enquanto o registro no CNPJ garante a identificação da empresa perante órgãos públicos. Portanto, se você deseja proteger a identidade visual de seus produtos ou serviços, o registro de marca no INPI é a melhor escolha. Mas se você quer apenas identificar sua empresa perante órgãos públicos, o registro no CNPJ é mais indicado.

O registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) protege a identidade visual de produtos e serviços, assegurando a exclusividade da utilização da marca perante terceiros. Já o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é um registro obrigatório para todas as empresas, independentemente do seu porte, e serve para que a empresa seja identificada perante a Receita Federal.

Muitos empreendedores acreditam que somente o CNPJ e registro na Junta Comercial são suficientes para formalização do negócio e se esquecem de um dos passos mais importantes que é ter a marca registrada junto ao INPI, e pagam caro por este erro. Após escolher o nome da marca, você precisará registrá-la no INPI. 

O registro é importante para impedir que outras pessoas ou empresas utilizem o seu nome e para garantir que você seja o único dono da marca. O processo de registro é longo e complexo, mas vale a pena fazê-lo para proteger o seu investimento.

O registro de marca lhe dá a segurança para criação de logotipo, nome e a comunicação visual da empresa em geral, somente com o registro você terá a segurança de divulgar sua empresa sem correr riscos de ser copiado, ou ainda pior, ser processado por uso de marca registrada.

Nome Fantasia…

Quem nunca ouviu falar em nome fantasia de uma empresa? Mas afinal, o que é isso?

O nome fantasia é o nome comercial da empresa, por meio do qual ela é identificada perante o mercado. Em geral, é um nome mais simples e mais fácil de ser lembrado pelos clientes do que o nome empresarial propriamente dito.

O nome fantasia de uma empresa é importante para a construção da sua imagem e reputação no mercado. Por isso, é fundamental escolher um nome que tenha a ver com o seu negócio e que seja fácil de ser lembrado.

Além disso, ele também influencia diretamente nas vendas. Um bom nome pode ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Por fim, é importante ressaltar que o nome fantasia da empresa deve ser único e não pode ser confundido com o nome de outra empresa já existente. Portanto, antes de registrar o nome da sua empresa, verifique se ele não está sendo usado por outra organização.

O que é uma Marca Registrada junto ao INPI?

As marcas registradas são um instrumento muito importante para as empresas, pois ajudam a proteger seus produtos e serviços. O registro de uma marca também é uma forma de garantir que ela seja única e que ninguém mais possa usá-la.

No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O INPI é o órgão responsável pelo registro e fiscalização das marcas no país.

Para registrar uma marca no INPI, é preciso preencher um formulário e enviar uma série de documentos. O INPI também exige que a marca seja usada antes do registro. Isto significa que é preciso começar a usar a marca antes de solicitar o registro.

O registro de uma marca dá ao seu proprietário um direito exclusivo de usá-la. Isto significa que ninguém mais pode usar a marca sem o seu consentimento. O registro também impede que outras pessoas registrem a mesma marca.

O registro de uma marca tem validade de 10 anos. Após este período, a marca deve ser renovada. O proprietário da marca também pode solicitar a renovação antes do fim do período de validade, caso queira.

Este registro é muito importante para as empresas, pois ajuda a proteger seus produtos e serviços.

Existem inúmeros casos de empresas que perderam sua marca por não realizarem o registro junto ao INPI, gerando um prejuízo enorme, pela troca de fachadas, logotipos, sites, redes sociais e embalagens, sem contar nos processos por uso indevido de marca registrada que chegam a contabilizar centenas de milhares de reais.

Somente o Registro de Marca no INPI garante que o nome da sua empresa é legitimamente seu, ficando protegido por lei contra usos indevidos da marca ou clonagem.

A proteção da sua marca é essencial para que você possa defender os seus direitos perante terceiros. Diferente do registro na Junta Comercial que tem validade estadual, o registro de marca junto ao INPI tem validade em todo território nacional e é somente através deste processo que você poderá ter sua marca registrada.

O registro de uma marca também é uma forma de proteger o investimento que a empresa fez na criação e no desenvolvimento da marca.

Agora que você já entende a diferença entre Nome Fantasia e Marca Registrada, não caia no mesmo erro dos empresários que perderam o direito de usarem seu nome por não possuírem marca registrada junto ao INPI, registre sua marca o mais rápido possível.

plugins premium WordPress
Conversar agora
Estamos disponíveis
Olá! 👋

Fale conosco agora pelo WhatsApp